Este blog tem a finalidade de verbalizar aquilo que sou... Menina, mulher, professora, futura psicóloga, sonhadora, romântica, crítica ora indignada ora com muita fé entre tantas outras características... Basta lê-lo para saber. Fiquem à vontade!!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ser professora...

" Tia Ana Francisca...
Tô com muitas saudades de você!
Eu acho que não só eu que estou com saudades
Todos aqueles que estudaram na nossa sala
o ano passado estão com saudades
principalmente eu e a Maria Eduarda.
Sabemos que você não é igual a professora da 3ª série,
mas, bem que poderia ser...
Você foi a minha melhor professora!
Eu espero que você saiba o quanto gosto de você..."
Yasmim Alonço

Recebi esta carta hoje de minha aluna... Não vou negar que lágrimas escorreram por minha face...
Não há maior recompensa do que um gesto de gratidão tão simples e verdadeiro como este...
Foram precisos quase dois anos para entender como amo ser professora e que tenho muuuuuuito a oferecer a meus alunos. Muito mais do que meros conteúdos, hoje aprendidos, amanhã, simplesmente esquecidos... Tenho a oferecer grandes expectativas de vida, de sonhos, de possibilidades... Tenho a oferecer meu amor, atenção, ombro amigo, cumplicidade e boa educação... Já que, estar em sala de aula é muito mais do que "transmitir" informação, expressão inadimissível no séc. XXI... Estar em sala de aula é estar vulnerável a todo o tipo de encontro, de olhares carentes a procura de alguma resposta, cuja pergunta ainda não foi formulada, é ser frágil, incapaz, aprendiz...
Que Deus me dê a força de ser reflexo da luz na vida desses que me são confiados... Que esta carta possa ser real na vida daqueles que me conhecerem...

Um comentário:

  1. Ana...
    São momentos como este, em que recebemos o carinho das nossas crianças e choramos emocionadas é que descobrimos que estamos no caminho que nos faz feliz...
    Não negue que é difícil, estressante e frustrante, às vezes, isso faz parte do nosso processo de autoconhecimento... Mas grite com toda a força dos pulmões que é assim mesmo que queremos viver nossa história, porque ser professora é se reinventar todo dia...
    beijos

    ResponderExcluir